Bem, conforme tenho lido, o que procuro fazer bastante, até mesmo para que eu possa aproveitar ao máximo este momento da minha vida que é toda essa emocionante preparação para o casamento, há sugestão de planejamento de acordo com o tempo que falta para o grande dia.,
Assim, encontrei em alguns blogs e sites algumas orientações.
Vejamos:
12 meses antes do casamento
1. Compre uma pasta para guardar toda a documentação sobre o casamento.
2. Adquira um bloco de notas para anotar todas suas dúvidas, itens a comprar ou tudo o que você achar pertinente.
3. Primeira coisa é definir a data do casamento, preste atenção nos feriados e datas e outras datas que possam prejudicar o comparecimento dos convidados.
4. Reserve a igreja, se for casar no religioso, verifique quais os documentos são necessários.
5. Informe-se na igreja onde será o casamento, é preciso fazer o curso de preparação para o matrimonio, conhecido como curso de noivos.
6. Escolha a assessora de casamento, para isso entre em contato com várias e vá anotando em seu bloco de anotações os itens positivos e negativos de cada uma para poder fazer a melhor escolha. Entre em contato com outros noivos que usaram o serviço e peça informações.
7. Marque uma reunião com seus pais e seus futuros sogros para discutirem o que será feito, quanto pretendem gastar, quem irá pagar o que e as formalidades do evento. Chegar a um acordo significa evitar decepções e brigas futuras.
8. Comece a listar os convidados, o número de convidados é super importante para a escolha do local. Aos poucos, confirme endereços e telefones, necessários na hora de distribuir os convites.
9. Com ajuda da assessora defina como vai ser a recepção e visite algumas locais, anote as informações e o nome das pessoas com quem falou, ficará mais fácil quando retomar ao assunto.
10. Escute com atenção as observações da assessora, pois ela tem prática e muitas vezes os noivos tem idéias que não são práticas na realidade.
11. Casa própria ou alugada?
12. Relacionar os itens básicos para montar a casa: enxoval, móveis e objetos de decoração, eletro domésticos e eletrônicos.
1 ANO A 6 MESES ANTES DO CASAMENTO
O casamento e a família
- Comuniquem à família de ambos que irão se casar.
- Reúnam-se com as duas famílias para discutir os planos para o casamento.
- Escolham e data do casamento religioso e verifiquem se o local desejado (igreja/templo) estará disponível.
- Certifiquem-se se realmente poderão contar com a ajuda de seus pais ou se terão que utilizar apenas o salário e as economias de vocês.
- Abram uma conta ou poupança conjunta para as despesas que terão com os preparativos, evitando assim misturar as despesas do casamento com as pessoais.
- Contratar os serviços de um assessor/consultor de casamentos é uma ótima idéia que os ajudará a economizar dinheiro na hora de contratar os serviços. Além disso, o profissional irá de cuidar de todos os detalhes para que tudo esteja perfeito, deixando a noiva livre das preocupações.
Nossa casa
- Com certeza vocês irão encarar com mais tranqüilidade os preparativos do casamento se já tiverem pensado no local onde irão morar. Se pretendem comprar um imóvel, certifiquem-se de que ele estará pronto antes do casamento. Se preferirem alugar, pensem em quanto irão gastar com as prestações do aluguel. Se o imóvel precisa de reforma, é hora de começar.
Lista de convidados
- Façam a lista de convidados e verifiquem se ela está de acordo com as possibilidades de vocês.
Cerimônia Religiosa: dia e horário
- Escolham a data e o horário e verifiquem se o local da cerimônia (igreja, capela, clube, sítio) estará disponível. Escolham o horário e o tipo de recepção que desejam oferecer. Lembrem-se que quanto mais procurados forem os locais da cerimônia religiosa e recepção, mais cedo deverá ser feita a reserva.
Recepção do casamento
- Agora que vocês já marcaram a igreja, confirmem com o buffet. Em alguns casos é necessário marcar com muitos meses de antecedência. Você deve visitar o local para decidir o que será necessário para a decoração.
Bolo
- Por ser um item tão importante como o restante do cardápio, a escolha do bolo de casamento também merece atenção especial. Você já pode começar a pesquisar valores e procurar doceiras para evitar correria na última hora.
Dieta
- Se você precisa perder peso, comece agora: troque os doces e as gorduras por uma dieta mais balanceada que inclua frutas, legumes e verduras. Mas não adianta exagerar no regime e ficar sem comer, pois isso pode prejudicar seriamente a sua saúde.
Foto, Vídeo, Floricultura e Música
- Os melhores fotógrafos e videomakers estão sempre com a agenda lotada, às vezes com muitos meses de antecedência. O mesmo acontece com decoradres e músicos. Garanta logo a sua vaga assim que a igreja e a recepção estiverem confirmadas.
Convidados
- Façam a lista definitiva de convidados (agora com os nomes e endereços completos para facilitar na hora de sobrescritar os convites).
Decoração da casa
- Encontraram a casa? Então comecem a pensar na mobília e decoração. Pesquisem preços de móveis e utensílios, já que nem tudo vocês ganharão de presente. Fiquem atentos às liquidações e promoções de eletrodomésticos e artigos de cama, mesa e banho!
Enxoval
- Você pode começar a fazer o enxoval assim que os móveis estiverem comprados ou pelo menos definidos. Isso evita errar no tamanho das peças e comprar coisas que nunca serão usadas.
Vestido de noiva
- A época ideal para começar a pesquisar é seis a oito meses antes, principalmente se você pretende mandar fazer um modelo exclusivo e parcelar o valor.
Os padrinhos
- Escolham os padrinhos do religioso e do civil e vejam se eles estarão disponíveis para a ocasião. Façam uma listinha e decidam o quanto antes. O convite deve ser feito pessoalmente. top